domingo, 6 de setembro de 2009

A Paz...

*Meus caros leitores, saudações .Primeiramente gostaria de dizer que escrevi esse texto pois estou em profunda e solene paz. Ainda não sei o motivo, são muitos, gostaria de tentar descobrir junto a vocês, pois escrevo esse artigo com naturalidade e minhas ideias vão aos poucos se destrinchando durante a arte da escrita. Espero que gostem e que em algum momento possamos encontrar pontos em comum!
*Vamos lá, então.
* Apreendi quatro quesitos para felicidade, que são:

1. Trabalho que se ame,que deseje exercer pelo resto de sua vida e que lhe satisfaça ao menos suas necessidades materiais básicas (o resto é luxo).

2. Entendimento pessoal sobre as fontes e razões da existência (religião
ou não) bem estabelecidos e fundamentados, dando ensejo ao caminhar da vida.

3. O embasamento do lado emocional através da troca de emoções, opiniões, pensamentos e contato físico com um ser amado (quanto mais diferentes forem, melhor, pois mais aprendem um com o outro, experiência própria!).

4. Auto-estima, através do cuidado com o próprio corpo, com a aparência física, com a alimentação, com a saúde e com seus valores.


*Mesmo assim, não me esqueço que fatalmente esse equilíbrio será quebrado. Mas existe um princípio que desenvolvi que parece lidar bem com o problema, que consiste em: " O fato ou situação só será ruim se nada de bom for possível enxergar nele." Esse princípio cria uma relação de auto-equilíbrio entre os 4 quesitos anteriores,como se fosse o fiel da balança, sempre reestabelecendo a paz, veja alguns exemplos:

1. Supondo que um compenheiro de trabalho seu consiga uma promoção de modo sujo ou sórdido e isso te irrite, claro. É só ter em mente que por mais que desejasse uma promoção, você não deixaria seus valores de lado e não sujaria seu caráter agindo de maneira similar, sendo certo que é mais correto esperar o reconhecimento (mesmo que tardio) de seu esforço e empenho. Ocorreu um desiquilíbrio do número 1 que foi rebalanceado pelos nºs 2 e 4!

2. Supondo ainda que em determinado momento alguma situação faça você questionar seu lado espiritual / religioso. Isso não quer dizer que seu mundo deve ruir, é apenas mais uma chance de aprendizado e de evoluir em sua escala de valores.

3. Vamos supor ainda que seu relacionamento com a pessoa amada se encerre repentinamente por algum motivo. Primeiro, tenha calma, não é o fim do mundo. Segundo, quem é ELA (OU ELE) para te fazer sofrer? Você não tem confiança em si mesmo? Não tem seus valores e objetivos claramente delineados? Então, meu caro(a), quem perde é seu parceiro!

4. E se estiver com baixa auto-estima, infeliz com sua aparência ou com sua saúde, se for para agradar a si mesmo, não passa de uma chance de repensar seus hábitos e valores, e fortificar sua força de vontade perante as dificuldades da vida.

*Com tudo isso, penso ter encontrado a chave para o árduo caminhar da vida, de forma harmônica e equilibrada, espero ter consegu
ido trazer alguma inspiração para quem quer que me ouça. Abraços!




4 comentários:

  1. Caramba, Nicolau! Acho que Aristóteles ressurgiu no século XXI e está usando teus neurônios!!! rsrs!! Concordo com tudo! Grande abraço, amigo!!

    ResponderExcluir
  2. o que falar? o que escrever depois de ler tal colocação? e dificil não parar para pensar nesta questão, que buscamos respostas a todo momento. Por isso que digo que você é o mestre um abraço!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nicolau!!!!!!!!! Concordo com o Sérgio, Aristóteles ressurgiu no séc.XXI!!!!!!!!!! Parabéns pelo seu brilhantismo e por dividi-los com todos. Beijos! Tudo de bom em sua vida!

    ResponderExcluir
  4. A questão paz Nicolau é muito relativa, tudo depende do modo que as pessoas enxergam a paz, portanto não tem caminhos básicos pra chegar tal sentimento.
    Inerente a cultura e a moral que o povo possui você encontrará a paz.Em maneiras equidistantes entre as pessoas.
    Um exemplo: um povo com uma moral - religiosa indígena, encontra a paz através de seus rituais, um moral religiosa pagã: as pessoas encontram a felicidade através do equilíbrio que encontra no seu emocional espiritual e pessoal.
    A paz é o domínio de suas emoções, portanto não tem como oferecermos normas ou caminhos para encontrá-la. A paz esta no interior de cada um ;)

    Abraços Luizy!

    ResponderExcluir