sexta-feira, 17 de abril de 2009

Teoria democrática pura

Em nossa sociedade:

Poder = Riqueza

Vejamos o direito por exemplo => A Elite do direito adquire Poder e Riqueza , até atingir uma quantidade média// Para adquirir + Poder e + Dinheiro, precisa, em regra, se corromper. Em alguns casos, juízes chegam a desembargadores por mérito e a Ministro do STF raríssimas vezes,basta analisarmos os casos de uma Juíza que foi flagrada negociando com traficantes na Bahia e foi promovida a Desembargadora e o nosso presidente...

O mérito só conta até certo nível, depois o sistema caracteriza a corrupção

Poder = faculdade de realizar mudanças na realidade social a sua vontade.

Se quem tem dinheiro é a elite e dinheiro = poder, o poder pertence a elite.
*Conclusão: Só a elite pode mudar o Brasil!

Como é?

Vamos analisar a relação entre povo, elite e poder em dois momentos, no primeiro momento como um cidadão corrupto do povo ascende a elite e o segundo momento como um cidadão idôneo o faz.

- Primeiro momento: A pessoa do povo com mérito (positivo ou negativo) adquire o poder e se integra a elite,tendo aceito a corrupção essa pessoa ira oferecer a corrupção a outros que tenham mérito.

- Segundo momento: A pessoa do povo com mérito (positivo) adquire certo nível de poder até que em certo momento sofre represália da elite. Basta observarmos os promotores, procuradores e juízes que são exonerados, afastados ou vivem sobre forte guarda para não serem atacados.

Eis a diferença da aquisição de poder pelo mérito (poder fraco para médio) da aquisição de poder pela corrupção (poder elite).

Dessa maneira, ocorre um controle cíclico da corrupção. Na medida em que o cidadão idôneo do povo que tenta ascender ao poder é coagido a não fazê-lo pela ameaça abstrata ou concreta de represália da elite e o cidadão corrupto ascende a elite e continua a propagar a corrupção.

E por último gostaria de dizer por que acho que o povo brasileiro não pode mudar nosso pais. Defendo que a elite já se encarregou de dominar as forças do povo. A mídia domina facilmente a opinião pública e o povo é estagnado, pois os agentes sociais são facilmente corrompidos. É o caso do policial que pede propina para fazer "vista grossa". É uma via de mão dupla, pois o policial e o cidadão que participa perdem a idoneidade de exigir da elite uma conduta mais idônea. E um povo dominado é um povo preso por grilhões, os que graças a baixa qualidade da educação brasileira (o que favorece muito a elite) tornam-se semi-indestrutíveis.


8 comentários:

  1. Legal o blog! Parabéns!
    O texto sobre a sua Teoria do Poder X Elite é bem interessante e reflete a triste realidade do país.

    ResponderExcluir
  2. Hey Nicolau, gostei mt do texto. Achei crítico mas sem ser muito ofensivo, relatando a sociedade mesmo. Muito bom, kero acompanhar sempre, sei q vai ter ótimas ideias. DIGA NÃO AO MUNDO CAPITALISTA! KKKKK Beijos

    ResponderExcluir
  3. Super! É uma teoria que, por ser tão confirmada pela prática comum de nossa sociedade, lhe confere muito poder de argumentação. Acho que tem tudo para ser o embrião de sua tese para o Doutorado! Grande iluminação a sua. Tenho orgulho de sentar ao seu lado na Universidade! Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Muito show o blog Nico =)
    Continue assim...
    Você tem futuro!

    ^^

    Beijos

    ;*

    ResponderExcluir
  5. Interessante essa teoria democrática prática. Realmente o povo não consegue chegar ao poder sem que alguém que já está lá o corrompa. Acredito que só uma revolução faria alguém de baixo chegar ao topo. O problema é chegar lá e não deixar o poder subir a cabeça.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A cadeia lógica empregada nessa teoria é extremamente interessante, embora minha opnião pessoal vá um pouco contra certas partes da teoria. Minha opnião pode não ser de grande valia mas irei manifesta-la mesmo assim.
    O povo nada mais é do que o conjunto de todos nós, dizer que o povo é incapaz de mudar a situação do país é como dizer que um peixe não pode nadar, cada indivíduo que constitui esse grande "corpo" chamado povo tem controle sobre suas ações e mesmo que sozinho não possa fazer absolutamente nada de significativo, em grupo tem o poder de todo o país nas mãos. O fato do povo brasileiro não se manifestar e mudar seu país não é por falta de capacidade e sim por falta de vontade. Sim pode parecer absurdo mas não é, o povo em si detém todo o poder necessário para revolucionar o sistema brasileiro, porém prefere se acovardar ou se "conformar",como preferem dizer, é muito fácil dizer: Eu não sou capaz, sou manipulado, não tenho culpa!. Mas na verdade está estampada na realidade de quem quer enxergar.

    Eu gostaria de deixar um clipe de uma música que retrata muito bem deste tema, pode parecer infantil a primeira vista mas há um grande propósito por trás dele.
    http://www.bestparoles.net/clips/clip-4230-disturbed-land-of-confusion.html

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de Fazer atententar para o fato de que na concepção de Povo e Estado, as elites também fazem parte do povo [não abarco aqui os ocupantes de cargos públicos], por mais que suas realidades SOCIAIS sejam completamente díspares, cabe à Lei enquadra-los em um mesmo bloco social. O problema é que, como as elites possuem maior acesso a bens como educação( Sim educação é um bem, desde que existem escolas que privam de seu ensino os que não podem pagar por ela!), podem valer-se disso para obter a chance de ocupar um cargo Jurídico por exemplo, ou um cargo político, já que para se eleger, um canditato deve investir substancialmente em uma campanha de promoção própria. Até aí nada ilegal, porém vejo, eu, que o problema está em quando a elite(ainda tratando-se de Povo) consegue por as mãos em ferraentas da lei, para criar um poder paralelo e com isso colocar-se em uma posição em que ela não deixa de ser parte do povo, mas não é tratada igualmente como tal. Isto, infelizmente, a meu ver, trata-se de uma questão que parte da arrogância do ser Humano, ou como foi dito pelo amigo lá em cima, "quando o poder sobe a cabeça" e a vaidade que leva as pessoas a tentarem criar um patamar de conforto para si, e simplesmente ignorar a sua condição de cidadão dentro do contexto de um Estado. Gostaria de ousar dizer que, não vejo diferença entre essas pessoas e um traficante qualquer, que pega em armas pra fazer lei com as próprias mãos, de acordo apenas com sua vontade de manter seu Status perante a nova sociedade que ele cria ao fazer isso. Acredito que da mesma forma que o tal Traficante ostenta arrogantemente seu rifle importado de última geração, juízes, desembargadores, promotores, em seus círculos sociais, gabam-se e regojizam-se de burlar as leis construindo castelos de vidro, nos quais conseguem proteger seus egos doentios e perdendo totalmente a conciencia de povo.É claro que ações como essa prejudicam toda a nação, de fato são um câncer para nossa sociedade moderna, pois de tal forma esses agentes, perdendendo sua conciencia de povo, deixam de lutar por sociedades mais justas e igualitárias e apenas buscam formas de manter-se "fora da linha de fogo", ou seja, o caos urbano, social e acima de tudo MORAL que vivemos nos dias de hoje.

    ResponderExcluir